terça-feira, 26 de maio de 2015

INTELIGÊNCIA EM PESQUISA E AUTOMAÇÃO

Publicamos aqui a Newsletter de maio de 2015 da Socióloga e Pesquisadora Cristina Panela (sócia e diretora da empresa CPPP- Estudos e Pesquisa, uma empresa do grupo Attitude e parceira da Best Forecast), confiram:



logo_cppp_news_20140211

CPPP - Newsletter Maio 2015

INTELIGÊNCIA EM PESQUISA E AUTOMAÇÃO
Em época de big data, o profissional de pesquisa, associado a um parceiro estratégico em automação, pode ser o verdadeiro curador de dados de sua empresa

Esse tipo de parceria é fundamentalmente estratégica porque não está assentada no simples fornecimento de um serviço. Ela exige, antes, uma verdadeira imersão no negócio do cliente, condição para que a melhor abordagem técnica seja recomendada mas também e, principalmente, para que os estudos sejam desenhados de maneira a ultrapassar a característica de foto momentânea, quando acompanhados de uma curadoria que desenhe uma armazenagem inteligente permitindo o encadeamento dos dados a fim de proporcionar um verdadeiro filme da performance do produto, da marca ou ainda da reputação.

Todo estudo ou pesquisa tem dados demais! É nossa função selecionar, cruzar, relacionar dados e, por fim, traduzir a linguagem numérica em textual a fim de definir os findings, o adequado, o que parece inadequado, o que é representa vantagens ou desvantagens para seu negócio. Dos mesmos dados ainda é possível inferir tendências que poderão ser confirmadas em novos estudos. A pesquisa proporciona informação forte, precisa, consistente e o gestor tem que poder voltar a utilizá-los, uma vez que se dê conta do valor que estes dados representam.

Juntar informações indiscriminadamente representa um desperdício de dados - e de espaço, uma vez que após a primeira utilização, os relatórios analíticos, cheios de números, tabelas e gráficos dificilmente voltarão a ser consultados. Mais ainda quando em formato digital, uma vez que raras são as empresas que têm procedimentos estabelecidos para uma verdadeira curadoria dos dados como o faz o profissional de pesquisa.

Informação é commodity o acesso à informação para novas análises não. Representa economia substancial para a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário